As notícias que você precisa saber para começar o seu dia

Compartilhe:

Confira os destaques do final de semana e comece o dia bem informado:

Carnaval chega ao fim

Carnaval de 2019 se encerrou neste final de semana com os últimos blocos de rua e com os desfiles das escolas campeãs do Rio de Janeiro e São Paulo. No Rio, 42 blocos saíram às ruas, entre eles os megablocos da cantora Anitta, no sábado, e o Monobloco, no domingo. No sambódromo, na noite de sábado, a campeã do Carnaval, a Estação Primeira de Mangueira, emocionou novamente o público com o enredo “História para ninar gente grande”. Antes da Mangueira, também passaram pela avenida a Mocidade Independete de Padre Miguel, o Salgueiro, a Portela, a Vila Isabel e a Viradouro.

Em São Paulo, o bloco Pipoca da Rainha, de Daniela Mercury, e o Bloco da Preta, comandado pela cantora Preta Gil, arrastaram multidões entre os mais de 100 blocos que saíram às ruas no sábado e no domingo. No sambódromo do Anhembi, a Mancha Verde fez a festa do público repetindo o desfile campeão. Antes dela, se apresentaram a Estrela do Terceiro Milênio (campeã do grupo de acesso 2), a Barroca Zona Sul e a Pérola Negra (vencedoras do grupo de acesso), e as outras quatro melhores colocadas depois da Mancha no Grupo Especial: Império de Casa Verde, Unidos de Vila Maria, Rosas de Ouro e Dragões da Real.

Rebaixada, Vai-Vai contesta notas

Post publicado pela Vai-Vai no Facebook.
Post publicado pela Vai-Vai no Facebook.Foto: Facebook/Vai-Vai / Estadão Conteúdo

Na útlima sexta-feira, a Vai-Vai protocolou um ofício na Liga das Escolas de Samba de São Paulo, contestando as notas que recebeu na apuração do desfile de Carnaval 2019. Segundo a escola, há supostos erros nas avaliações dos quesitos comissão de frente e samba-enredo. Foi a primeira vez que a escola foi rebaixada em quase 90 anos de história.

Futebol

Fagner, do Corinthians, em lance contra Jean Motta, do Santos, durante partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Paulista 2019, realizado no Estádio Arena Corinthians
Fagner, do Corinthians, em lance contra Jean Motta, do Santos, durante partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Paulista 2019, realizado no Estádio Arena CorinthiansFoto: GERO RODRIGUES/O FOTOGRÁFICO / Estadão

Corinthians e Santos não saíram do zero no clássico paulista neste domingo (10), na Arena Corinthians, em Itaquera. Com o resultado, o time de Fábio Carille não conquistou a vaga antecipada para as quartas de final, restando agora apenas duas rodadas para o fim da fase de grupos – a equipe de Jorge Sampaoli já está classificada. Também no domingo, o Fluminense contou com a inspiração de Paulo Henrique Ganso para vencer a Cabofriense por 2 a 1 e assumir a liderança do Grupo B da Taça Rio do Campeonato Carioca. O Internacional, no Gaúchão, e o Cruzeiro, no Mineiro, também venceram seus jogos (ambos 2 a 0) contra o Aimoré e o Tombense, respectivamente.

Nos jogos de sábado, Palmeiras e São Paulo decepcionaram suas torcidas. Contra o Mirassol, a equipe alviverde esteve com um a mais em campo desde os oito minutos do segundo tempo e não conseguiu vencer. A partida terminou empatada em 1 a 1, com gols de Gustavo Gómez (Palmeiras) e Carlão (Mirassol), ambos na etapa final. Em duelo contra a Ferroviária, no Pacaembu, o São Paulo também ficou no 1 a 1. O time treinado por Vagner Mancini saiu atrás no marcador, reagiu Hernanes, mas não teve forças para a virada e saiu de campo sob vaias da torcida. No clássivo carioca, o Vasco arrancou o empate (1 a 1) contra o Flamengo no fim do jogo, com um pênalti que gerou revolta nos rubro-negros. Maxi López (Vasco) e De Arrascaeta fizeram os gols da partida.

Crise na Venezuela

Líder da oposição, Juan Guaidó, quer uma grande mobilização para pressionar ainda mais o presidente Nicolás Maduro
Líder da oposição, Juan Guaidó, quer uma grande mobilização para pressionar ainda mais o presidente Nicolás MaduroFoto: Ivan Alvarado / Reuters

A escalada do caos na Venezuela parece não ter fim. O final de semana foi marcado pelo apagão em quase todo o país, que contou com outras grandes manifestações, tanto contra como a favor do governo do presidente Nicolás Maduro. O presidente da Assembleia Nacional e autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó, discursou em cima de uma caminhonete depois que a polícia impediu a instalação de um palanque. O líder oposicionista disse que convocará outra grande mobilização nos próximos dias, desta vez em direção à capital Caracas. Já Maduro acusou seus adversários políticos de sabotagem e atribuiu o apagão a uma “guerra elétrica” promovida pelo “imperialismo norte-americano”.

Segundo denúncia feita no Twitter pelo médico Julio Castro, ao menos 13 pacientes morreram em um hospital do estado de Monagas, no nordeste da Venezuela, por causa do apagão elétrico iniciado na noite da última quinta-feira (7).

Mãe do técnico Tite morre no Sul

Ivone Bacchi, mãe do técnico Tite
Ivone Bacchi, mãe do técnico TiteFoto: Reprodução / RBS TV / Estadão Conteúdo

mãe do técnico Tite, dona Ivone Bacchi, morreu na tarde de sábado no distrito de São Brás, em Caxias do Sul (RS). A morte da senhora de 83 anos ocorreu devido a causas naturais. Dona Ivone foi uma das grandes incentivadoras da carreira do técnico da Seleção Brasileira. Durante a Copa do Mundo da Rússia, no ano passado, ela recebia ligações do filho diariamente e assistia aos jogos do Brasil.

Queda de avião mata 157 pessoas na Etiópia

Pessoas caminham no local do acidente do avião Ethiopian Airlines ET 302, perto da cidade de Bishoftu, sudeste de Adis Abeba, Etiópia 10/03/2019 REUTERS/Tiksa Negeri
Pessoas caminham no local do acidente do avião Ethiopian Airlines ET 302, perto da cidade de Bishoftu, sudeste de Adis Abeba, Etiópia 10/03/2019 REUTERS/Tiksa NegeriFoto: Reuters

Um avião da Ethiopian Airlines para Nairóbi caiu neste domingo, com 149 passageiros e oito tripulantes a bordo, informou a companhia. A emissora estatal do país confirmou que não houve sobreviventes. “Não há sobreviventes a bordo do avião, que transportava passageiros de 33 países”, disse a estatal Ethiopian Broadcasting Corporation.

Acidente com baleia no Japão

O barco conseguiu chegar ao seu destino final, apesar do acidente
O barco conseguiu chegar ao seu destino final, apesar do acidenteFoto: EVN/Nippon Hoso Kyokai / BBC News Brasil

Mais de 80 passageiros de uma balsa se feriram, alguns gravemente, após a balsa onde estavam bater no que parecia ser uma baleia, no Mar do Japão. A embarcação, que viaja em alta velocidade, estava a caminho da Ilha de Sado, partindo do porto de Niigata, neste sábado.

Cigano atropela e mantém sonho de cinturão

Cigano superou Lewis por nocaute técnico no segundo assalto da luta principal (Foto: Getty Images/UFC)
Cigano superou Lewis por nocaute técnico no segundo assalto da luta principal (Foto: Getty Images/UFC)Foto: LANCE!

UFC Fight Night 146 não foi um dos melhores eventos do Ultimate em 2019, mas contou com alguns bons momentos para os fãs de luta, especialmente nos duelos finais. Junior Cigano somou sua terceira vitória consecutiva ao derrotar Derrick Lewis por nocaute técnico no segundo round e manteve o sonho vivo de retomar cinturão. Já Elizeu Capoeiraanotou sua sétima vitória seguida ao derrotar Curtis Millender com um mata-leão.

Fonte: Terra.