Em Foz, Ratinho diz ser favorável a diminuição de ICMS dos combustíveis, mas precisa contrapartida

Compartilhe:

O Governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve em Foz do Iguaçu nesta terça-feira, 16, para acompanhar as obras do Condomínio do Idoso. Em entrevista coletiva, o governador comentou sobre vários assuntos, incluindo investimentos em Foz, o novo pedágio no Paraná, vacina contra Covid-19 e a possibilidade de redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos combustíveis.

ICMS

Sobre o ICMS, o governador salientou que é favorável a redução do imposto, porém argumentou que é necessário ter uma contrapartida do Governo Federal. “Nós somos parceiros, porque acho que o brasileiro paga muito imposto, mas temos que lembrar que temos que pagar salário de policiais, médicos, professores, que boa parte vem do ICMS. Mas, se houver uma contrapartida, já que 70% dos impostos fica em Brasília, nós podemos avançar nessa pauta” disse.

Nos últimos dias deputados estaduais e a sociedade civil organizada realizaram audiências públicas para se mobilizar contra o modelo de outorga onerosa, que está sendo proposto pelo Governo Federal. O modelo poderia deixar o pedágio mais caro do que o atual.

Porém, de acordo com Ratinho, essa forma de pedágio ainda não foi definida, e serão realizadas novas audiências públicas com a sociedade para discutir o modelo.

Condomínio do idoso

O Governador também falou sobre o Condomínio do Idoso de Foz do Iguaçu, no bairro Três Lagoas. Ele alcançou 85% de execução em fevereiro deste ano e chegou à fase de acabamento, instalação dos pavers e revestimentos e revisão final com pintura.

São 40 casas exclusivas para moradores da terceira idade em formato de loteamento fechado e sob um programa de aluguel social. O investimento da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) na segunda unidade do programa Viver Mais Paraná atingiu R$ 4,29 milhões. O governador destacou que as obras devem ficar prontas em 90 dias e também citou as inovações do programa.

Investimentos em Foz

O Governador também informou que o estado definiu uma parceria com Foz para a construção de mais 100 unidades habitacionais na região da Lagoa Dourada. “Esse é um projeto chamado de Casa Fácil e justamente vem para atender as famílias mais humildes que precisam de moradia e vai ajudar Foz a diminuir esse déficit habitacional” disse.

O Governador também comentou sobre as obras da pista do Aeroporto de Foz, que é uma parceria entre o estado e a Itaipu. “Essa obra vai revolucionar o turismo de Foz, porque agora teremos voos internacionais, vai ser a maior pista do sul do Brasil” disse.

Ele também salientou que o projeto de duplicação da BR-469 (Avenida das Cataratas) está em andamento. O Governador acredita que entre abril e maio deve ser assinada a ordem de serviço para o início das obras.

Vacina

O Governador também falou sobre a vacinação contra Covid-19 no Paraná. Ele informou que aguarda novas doses do Governo Federal.

por Josué Calebe