Fórum dos Procons Paranaenses e o Procon Medianeira orientam sobre golpe utilizando a prova de vida do INSS

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O Procon Medianeira e o Fórum dos Procons Paranaenses chamam atenção dos consumidores para o golpe utilizando a prova de vida do INSS. Aproveitando-se do período de convocação de aposentados e pensionistas do INSS para que realizam a chamada “prova de vida” em seus benefícios, golpistas passaram a encaminhar mensagens por whats app afirmando a necessidade de realização de recadastramento do benefício previdenciário.
Para tanto, solicita-se que os aposentados e pensionistas encaminhem fotos de seus documentos, bem como que realizem a prova de vida pelo link que será encaminhado por whats app, sob pena de bloqueio de seu benefício. A dinâmica do golpe é fazer com que o consumidor vá aceitando todos os termos das telas que se abrem com o link, o qual se trata de uma página de assinatura de um contrato digital de empréstimo consignado.
Os golpistas se passam por servidores do INSS para obter dados pessoais dos segurados, usando como isca a Prova de Vida. As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular (WhatsApp ou SMS).
É importante ficar atento porque a pessoa que fala é muito segura e pode até passar algum dado pessoal do segurado com a intenção de dissimular a farsa.
Para que os consumidores não caiam nesse golpe e nem sejam prejudicados, é importante que desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. Se a abordagem for por mensagem de texto, bloqueie o número de telefone. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida nem manda links por mensagem para a realização de biometria facial.
Fique atento para as medidas de segurança:
– O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem.
– O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site [gov.br/meuinss] ou aplicativo para celular). O segurado jamais deve enviar documentos por e-mail.
– O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links. Apenas informa sobre o andamento dos processos no Meu INSS.
– A biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br.
– Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e também pode ser verificada pelo telefone 135.
– A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento).
– Quando alguém liga para o telefone 135, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou.

Fonte: Assessoria.