Medianeira realiza Semana de Conscientização sobre o Acolhimento Familiar

Compartilhe:

A Administração, através da Secretaria de Assistência Social, realiza a Semana de Conscientização sobre o Acolhimento Familiar.
Em Medianeira serão realizados três eventos para dar visibilidade ao acolhimento familiar:
Dia 17/10 as 14h no auditório da Prefeitura acontecerá a “Formação Continuada em Acolhimento Familiar”, voltada a capacitar toda rede de atendimento a criança e ao adolescente do município.
Dia 19/10 às 19 horas, será realizado a Live “Os benefícios do acolhimento familiar como prioridade” com a professora Alice Bittencourt, através do instagram @familiaacolhedoramed.
E para encerrar a semana no dia 22/10 às 14h no auditório do SESC será realizada a “Mesa Redonda: Experiências em Acolhimento Familiar” que tem por objetivo proporcionar um momento de troca de experiências exitosas no acolhimento entre famílias acolhedoras, com a participação de municípios de toda a região Oeste do Paraná.
Em comemoração a semana serão divulgados mais dois vídeos institucionais do Serviço Família Acolhedora de Medianeira com famílias acolhedoras que estão acolhendo ou já acolheram crianças e adolescentes em seus lares.

SOBRE O FAMÍLIA ACOLHEDORA
No Brasil, a partir da Lei 12.010/2009 o acolhimento familiar foi previsto legalmente no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, sendo que a inclusão de crianças e adolescentes em serviços de acolhimento familiar passou a ter preferência ao acolhimento institucional.
Em Medianeira o Serviço Família Acolhedora foi criado pela Lei Municipal nº 608/2017 e o primeiro acolhimento ocorreu no dia 23/11/18. Em quatro anos do serviço foram acolhidos 26 crianças e/ou adolescentes em 12 famílias acolhedoras.
Através da Lei nº 19.510/2018 foi instituído no Estado do Paraná a Semana Estadual da Conscientização Sobre o Acolhimento Familiar que ocorre anualmente na terceira semana do mês de outubro.

Fonte: Assessoria.