Pesquisa eleitoral: Ratinho Júnior lidera com 45%

Compartilhe:

O deputado estadual Ratinho Júnior (PSD) lidera as intenções de voto dos paranaenses para o governo do Estado: 45%. O resultado foi apontado pela pesquisa encomendada pelo Jornal Bem Paraná e realizada pela IRG Pesquisas, divulgada nesta quarta-feira (15). A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-09806/2018, e ouviu 1.250 eleitores em 75 cidades paranaenses, entre os dias 9 e 14 de agosto. A confiança é de 95% e a margem de erro de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

Os números da pesquisa estimulada mostram Ratinho Júnior em primeiro, com 45% e na segunda colocação, a governadora Cida Borghetti (PP), com 20,2%. O deputado federal João Arruda (MDB) é o terceiro colocado e de acordo com a pesquisa, tem 7,1% das intenções de voto.

Os demais concorrentes que oficializaram nas convenções as candidaturas, aparecem respectivamente, em quarto lugar, o ex-deputado federal Doutor Rosinha (PT), com 3,9%; em quinto, o Professor Piva (PSOL), com 2,2%; em sexto, o ex-vereador de Curitiba, Jorge Bernardi (Rede Sustentabilidade), com 1,8%, e em sétimo, o jornalista Ogier Buchi (PSL), com 1,5%.

Outros três candidatos não atingiram 1% das intenções. São eles: Priscila Ebara (PCO), com 0,3%; Ivan Bernardo (PSTU), com 0,2% e Geonísio Marinho (PRTB), com 0,1%.

Ainda pela pesquisa estimulada, 11,4% dos entrevistados disseram que não pretendem votar em nenhum dos candidatos e 6,3%, não souberam responder.

Esta é a primeira pesquisa efetuada após a realização das convenções partidárias que oficializaram os candidatos e confirmou a saída do ex-senador Osmar Dias (PDT) da corrida eleitoral.

Preferências

As mulheres preferem Ratinho Júnior. Foi o que demonstrou a pesquisa. Entre elas, Ratinho Júnior tem 47,8% da preferência. Mas, o eleitorado masculino também marca presença, com 41,9% dos entrevistados declarando voto no candidato.

 

Já a segunda colocada, Cida Borghetti, tem 18,6% das intenções de votos femininos e 22% entre os homens.

O eleitorado jovem também demonstrou que prefere Ratinho Júnior. Entre 25 a 34 anos: 50,4% e entre 16 a 24 anos: 37,8%. A segunda colocada tem a preferência dos eleitores com 60 anos ou mais, com índice de 23,7%.

Fonte: MassaNews.