AMESFI: Cerimônia marca lançamento de pedra fundamental para construção de nova sede

Compartilhe:

A última sexta-feira (04) foi de imensa emoção para a equipe da diretoria e colaboradores da Amesfi de Medianeira, que realizou a cerimônia oficial de lançamento da pedra fundamental da construção da nova sede da instituição.

A construção da sede da Amesfi é um sonho de muitos anos, que vem sendo planejado por todos que fazem parte da escola com muito carinho e atenção, e além disso, o novo prédio contemplará a Escola Regional Bilíngue para Surdos, o Núcleo Profissionalizante e o Centro de Saúde Auditiva.

Para que o início da construção fosse possível, diversos parceiros foram essenciais na realização deste sonho, que se iniciou com a doação do Lions Clube Medianeira e Lions Clube  Medianeira Parque Iguaçu.

A nova sede da amesfi  terá mais de 1000 m² e contemplará:

No pavimento inferior:

Área administrativa com secretaria, sala de recepção, sala de direção, sala de coordenação pedagógica, lojinha para venda dos produtos produzidos nas oficinas, sala de profissionais, ampla cozinha para aprendizagem, refeitório, banheiros e área de serviços.

Contemplará ainda nesse pavimento, o centro de saúde auditiva com 2 salas de fonoaudiologia, sala de psicologia, sala de serviço social, sala do projeto AME- arte meio ambiente e educação, com oficinas de artesanato e marcenaria.

No pavimento superior, será contemplado o núcleo profissionalizante, com 5 salas amplas para diversas oficinas e a escola regional bilíngue para surdos, com 5 amplas salas de aula, sala de artes, teatro e banheiros.

Mas a luta não para por aqui, a diretoria ainda não tem todos os recursos necessários para que a obra seja finalizada, e a busca por doações continua, e você pode colaborar com um simples gesto, participando da Campanha Energia Solidária.

A Amesfi se tornou referencia no ensino para surdos em Medianeira e toda região, e atua na alfabetização, inserção no mercado de trabalho, e auxilia em todos os segmento da vida de seus alunos, dando suporte necessário para que esses sejam e façam parte de nossa sociedade.

Atualmente a Amesfi atende sete municipios da região oeste do Parana, entre Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, São Miguel do Iguaçú, Matelândia, Ramilândia, Missal e Itaipulândia, com cerca de 400 usuários mês, entre alunos surdos e seus familiares, crianças e adolescentes com dificuldades no processamento auditivo central, curso de libras,  e comunidade através da protetização auditiva e exames de audiometria.

Dentre as atividades e projetos desenvolvidos, cita-se : A Escola Bilingue da AMESFI com seu quadro de professores e equipe pedagógica, com turmas de apoio pedagogico, educaçao infantil, ensino fundamental inicial e EJA- Educação de Jovens e Adultos.

O Centro de Saúde auditiva através do atendimento da equipe multiprofissional e do Convênio com o Sistema ùnico de Saúde SUS atendendo crianças e adolescentes da rede regular de ensino do Município de Medianeira avaliando, orientando e reabilitando este público diagnosticados com Transtono do Processamento Auditivo Central- TPAC, Projeto AME- Arte, Meio Ambiente e Educação, neste são desenviolvidas atividades de aprendizagem, geração de renda, além do encaminhamento para o mercado de trabalho, este projeto é alencado a Política de Assistencia Social.

Fonte: Guia Medianeira