Missal faz homenagem aos pioneiros nas comemorações dos 55 anos de Fundação

Compartilhe:

Neste dia 25 de Julho Missal comemorou 55 anos de Fundação. Durante o mês de julho, foram diversas comemorações alusivas ao aniversário. Entre elas uma justa homenagem aos pioneiros, no próprio dia 25 de Julho, onde foi servido um café da manhã à população que prestigiou, e, logo em seguida, os presentes participaram de um Culto Ecumênico em Ação de Graças por todas as conquistas.

Na homenagem aos Pioneiros, são mantidas vivas as marcas e conquistas dos pioneiros, que tiveram a coragem, há 55 anos atrás de desbravar essas terras, permitindo que futuramente, Missal se emancipasse, e com muita luta, com todas as pessoas que foram chegando e vivem atualmente em Missal, transformaram numa cidade linda, de povo honesto e trabalhador. Tudo isso é apresentado com muita simbologia.

Um município se faz forte e próspero pelo protagonismo de sua gente. Nestes 55 anos de Fundação, Missal sempre teve em sua comunidade a sua grande marca de identificação. Famílias chegaram, trazendo nos corações a fé, o sonho e a esperança num futuro promissor, nos braços a força de seu trabalho e na mente a coragem para enfrentar os desafios que encontrariam. E foi com muito trabalho, luta e sacrifício que os pioneiros formaram suas famílias, construíram suas vidas e a história de Missal.

Culto Ecumênico

Durante o Culto Ecumênico, foram apresentados diversos símbolos que representam a história de fundação de Missal. Um dos símbolos é o próprio livro Missal, que deu origem ao nome do município. Missal é o livro utilizado pelos padres nas celebrações, as missas. Entre os símbolos, também foi apresentada a coroa de flores, que após o Culto foi depositada no marco central em memória e gratidão aos pioneiros já falecidos.

A terra e o alimento, simbolizam as terras férteis do município de Missal e o alimento que dessa terra é produzido, desde a sua fundação, até os dias de hoje. Os caminhoneiros também estiveram representados, pois são aqueles que transportam esses alimentos produzidos em Missal. Além disso, a bandeira de Missal, que nas suas cores representam a terra fértil com o vermelho, a colheita no verde, o céu nas manhãs de primavera com o azul, espirito da paz no branco da bandeira.

Eugênio Dick e Irolda Maria Dick, juntamente com a família, representaram todas as famílias de pioneiros de Missal. Eles trouxeram alguns objetos que marcaram a trajetória da família no município e marcaram a história de muita gente. Entre os objetos a mala e a enxada, um liquinho, espécie de lampião utilizado quando não havia energia elétrica, uma waflera, plantadeira manual, ferro de passar, um serrote grande, um rádio a pilha, uma foice pequena, uma foice de roçar, um quadro da família que passou de geração em geração com dizeres em alemão, xícara com pires e bule.

Família de Pioneiros

José Eugênio Dick e Irolda Maria Hippler casaram-se em 22 de Julho de 1964, em Santa Cruz Do Sul – Rs. Em busca de melhores condições de vida vieram para Missal em julho 1966. Fixaram residência na casa de Alípio Sehn em Linha Boa Esperança, até abrir espaço na área de terra adquirida. Se mudaram para essa propriedade em abril de 1968. Desde 2013 vieram morar para o Centro de Missal. O casal teve 5 Filhos.

Comemorações dos 55 anos de Fundação

Desde o dia 29 de junho, durante o mês de julho, até 05 de agosto, muitas atividades marcaram as comemorações dos 55 anos de fundação. Foram mais de dois milhões de reais em investimentos entregues à população, entre obras e equipamentos, além de algumas atividades esportivas e culturais.

Inauguração do Centro Cultural Eugênio Willers, futura sede do CTG, inauguração do Complexo Esportivo Vanderlei Baum, no Lago Municipal, entrega de carros para saúde e uma retroescavadeira para o Portão Ocoí, inauguração do Auditório da Câmara de Vereadores, denominado Jacob Jorge Scherer, e entrega de academias ao ar livre.

Entre as atividades culturais e esportivas, o Revelando Talentos, Circuito Costa Oeste de Corridas, festa de São Cristóvão com benção dos carros e motoristas, Baile do Colono e Motorista, Homenagem aos pioneiros com Culto Ecumênico, Porco no Tacho e a Final da Copa Oeste Lindeiros de Futebol, prevista para o dia 05 de agosto. A Câmara de Vereadores ainda entregou título de Cidadão Honorário para os ex-deputados Tércio Alves de Albuquerque e Gernote Gilberto Kirinus.

Fonte: Prefeitura Municipal de Missal