Operação Esforço Integrado: BPFron cumpre mandados de busca e apreensão e apreende contrabando

Compartilhe:

Em mais ações do BPFron durante operação Esforço Integrado mandados de busca e apreensão foram cumpridos na tarde de ontem quinta-feira (28) e madrugada de hoje (29) nos municípios de Marechal Cândido Rondon-PR, Quatro Pontes-PR, Pato Bragado-PR, Mercedes-PR e Guaíra-PR. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão contra o contrabando e o tráfico de drogas e apreendidos volumes de produtos contrabandeados do Paraguai em situações distintas aos mandados.

Os mandados foram cumpridos pelos policiais militares do BPFron – Batalhão de Polícia de Fronteira e, em Marechal Cândido Rondon, os alvos foram residências localizadas na Rua Minas Gerais, no centro da cidade, no Jardim Primavera e no Bairro Higienópolis. Já em Quatro Pontes, o alvo foi uma residência no centro da cidade, enquanto em Pato Bragado o mandado foi cumprido nas proximidades do Porto Britânia. “Os alvos já haviam sido verificados através do nosso sistema de inteligência e os mandados foram cumpridos, aproveitando toda a tecnologia que temos à disposição”, explica o 1º Tenente Luis Beiger, subcomandante da 1ª Cia do BPFron.

As ações contaram com a participação do Grupamento de Operações com Cães do BPFron além do apoio da aeronave Falcão III do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). A Plataforma de Observação Elevada (POE) da PM se instalou na sede do BPFron e também auxiliou os trabalhos das equipes policiais por terra, repassando informações estratégicas para as abordagens.

Também na tarde de ontem, durante a operação realizada, Policiais Militares do BPFron através da R.O.C.A.M. – Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas realizavam abordagens na BR 163 em Guaíra – PR quando abordaram um Fiat Uno com dois ocupantes. O veículo estava carregado com produtos contrabandeados do Paraguai. O contrabando, veículo e indivíduos foram encaminhados aos procedimentos.

Na ponte Internacional da Amizade em Foz do Iguaçu – PR a operação também registrou apreensões. Por lá, BPFron, Receita Federal e Força Nacional seguiam com as fiscalizações. Foram apreendidos somente ontem 82 volumes de contrabando e 33 pneus que adentravam ao Brasil sem o devido desembaraço aduaneiro. Um veículo também foi apreendido por conter mercadorias contrabandeadas em um fundo falso.

Já na madrugada de hoje (29) uma grande apreensão foi registrada pelo C.O.B.R.A. – Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática. Em patrulhamento embarcado no lago de Itaipu na cidade de Mercedes – PR, os policiais militares visualizaram uma embarcação com cerca de dez metros, popularmente conhecida como gala. O condutor da embarcação se aproximava da margem brasileira quando foi abordado. Foram encontradas diversas caixas de cigarros contrabandeados do país vizinho. Na margem brasileira, um veículo Master aguardava a chegada da embarcação, também com cigarros em seu interior. Nela foram encontrados também um rádio comunicador. No total foram apreendidos 150 caixas de cigarros nessa ocorrência. O condutor da embarcação foi encaminhado aos procedimentos juntamente com embarcação, veículo e contrabando apreendidos.

A Operação “Esforço Integrado” foi criada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, e é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI/F-PR). Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas áreas de fronteira, com foco no fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, de armas e de medicamentos, entre outros. O Estado do Paraná possui 208 quilômetros de fronteira com o Paraguai e 230 quilômetros com a Argentina, abarcando em sua faixa de fronteira uma população de 5,5 milhões de habitantes; há uma estimativa de que ao longo do Rio Paraná e do Lago da Usina de Itaipu haja mais de 300 portos clandestinos, facilitadores para a entrada de produtos ilícitos no Brasil. Diante desse cenário, pretende-se com essa Operação o aumento da presença das forças de segurança, por meio de abordagens e bloqueios policiais, prisão de criminosos, prisão de foragidos, maior quantidade de apreensões e recuperação de veículos furtados ou roubados.

Participam da Operação: Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Federal, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil do Paraná, Polícia Científica, Departamento de Inteligência do Estado do Paraná, Guardas Municipais, Agência Brasileira de Inteligência, Agência Nacional de Transportes Terrestres e Receita Federal.

Fonte: Guia SMI BPFron