PF vai inaugurar novo posto de emissão de passaportes e atendimento a estrangeiros

Compartilhe:
(Foto: Isaac Amorim/ MJ) - PF vai inaugurar novo posto de emissão de passaportes
(Foto: Isaac Amorim/ MJ)
A Polícia Federal (PF) irá inaugurar um novo Posto de Emissão de Passaportes e atendimento a estrangeiros no Paraná na próxima terça-feira (31), em Foz do Iguaçu. No entanto, os serviços já serão disponibilizados aos interessados na segunda-feira (30).

A mudança também irá alterar o horário de atendimento e agendamento no Setor de Passaportes, que agora passa a ser das 8h às 19h30, sem parada para o almoço, o que significa um aumento de 80% no tempo de atendimento. Além disso, o local contará com oito funcionários divididos em duas turmas, possibilitando que a agenda disponível passe dos trinta dias para menos de vinte.

Atualmente são emitidos cerca de 40 passaportes por dia e, com a mudança, o local passará a expedir mais de 70, devido aos reajustes no atendimento e na jornada de trabalhado dos servidores. O Posto está localizado no segundo piso do Shopping Catuaí Palladium, na Vila Yolanda.

A solicitação do passaporte tem início no cadastramento do interessado no sistema da PF na internet, segue com o pagamento de guia GRU em agências do Banco do Brasil e no agendamento eletrônico no site, para apresentação de documentação e identificação do requerente. A retirada do passaporte pode ser feita sem hora marcada, no mesmo posto onde foi feita a solicitação, após seis dias úteis, até às 19h.

Estrangeiros

Já o atendimento aos estrangeiros deve passar dos 65 atuais para cerca de 120 atendimentos gerais diários, entre instrução e formalização dos processos, já que o horário foi ampliado. Antes era das 8h às 15h e passará das 8h às 17h, com um aumento em cerca de 30% de tempo.

O Setor de Registro de Estrangeiros contava com seis servidores e passará a ter oito. A agenda disponível que era de 25 dias, poderá chegar a 15 dias em média. Com exceção dos processos de Solicitação de Refúgio, todos os procedimentos envolvendo estrangeiros serão realizados no novo Posto.  A Solicitação de Refúgio continuará a ser feita na Delegacia.

Todas as informações referentes à solicitação de passaportes, como a lista de documentos necessários, o acesso ao formulário para cadastramento e ao agendamento estão no site da PF.

Informações PF