Caminhoneiros serão atendidos em ações do FETRANSPAR SEST SENAT Paraná

Compartilhe:

Considerado atividade essencial para manter o abastecimento das cidades, trabalhadores do transporte terão acesso a serviços nas estradas a partir deste fim de semana

Até o dia 03 de abril, o SEST SENAT no Paraná promoverá uma mobilização de atenção aos trabalhadores do setor. Equipes devidamente orientadas quanto ao cumprimento dos protocolos definidos por autoridades de saúde estarão em 09 pontos de rodovias distribuindo produtos de higiene e de alimentação aos motoristas, principalmente aos caminhoneiros, que têm enfrentado dificuldades em razão das restrições impostas ao funcionamento de estabelecimentos comerciais em todo o Brasil.

Esta ação também está sendo realizada em todos os Estados da Federação e é liderado pela Confederação Nacional do Transporte CNT. Em todo o país, serão 130 pontos de atendimento, incluindo o Paraná.

“Estamos cientes da responsabilidade social do SEST SENAT junto a sociedade, para que o abastecimento de remédios, combustíveis e alimentos possa ocorrer normalmente durante este período de pandemia. Mas para isso, precisamos cuidar e valorizar os profissionais que estão fazendo este trabalho na linha de frente, nossos motoristas que rodam por estradas Brasil afora”, explica o presidente da FETRANSPAR e do Conselho Regional do SEST SENAT no Paraná, Coronel Sérgio Malucelli.

Malucelli, adiantou ainda que, em conversas com o Governo Estadual do Paraná, fez o pedido formal para que doses da vacina contra a gripe (que começaram a ser aplicadas no último dia 23), também sejam disponibilizadas aos motoristas, uma vez que o grupo está exposto e ao mesmo tempo presta serviço primordial para a sociedade.

O pedido também segue uma linha defendia pela CNT que nos últimos dias solicitou ao Governo Federal a inclusão dos motoristas no grupo prioritário da campanha de vacinação contra a gripe.

Assim que liberada, as unidades do SEST SENAT no Paraná vão colocar suas 3 vans do Programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes para auxiliar nessa ação. A instituição aguarda agora a disponibilização das doses para que os trabalhadores comecem a ser imunizados.

Decretos

É importante destacar que o SEST SENAT, nos diferentes estados brasileiros e no Distrito Federal, está sujeito à obediência de decretos que determinam a suspensão de atividades e proíbem aglomerações de pessoas. Cumprir essas determinações é uma responsabilidade de todos para evitar a propagação do novo coronavírus. O presente momento exige cuidado para que se evite o agravamento do problema e não se coloque em risco a saúde de mais brasileiros.

Ao mesmo tempo, o SEST SENAT está atento e comprometido em buscar soluções para as necessidades mais urgentes dos trabalhadores do transporte. Essas demandas têm sido monitoradas de perto pela instituição, com o apoio da CNT.

Assim, para realizar a mobilização nacional e garantir a assistência a esses profissionais, uma série de medidas foi adotada pelo SEST SENAT: a intensificação do diálogo com autoridades públicas nas diferentes instâncias; a construção de protocolos de atendimento, necessários para proteger a saúde dos motoristas e dos colaboradores da instituição; e a  mobilização de uma ampla rede formada por outras entidades e empresas, para a aquisição de sabonete, álcool em gel, refeições e lanches prontos para serem distribuídos aos motoristas que estão nas estradas. O SEST SENAT também está aberto a receber doações de empresas que queiram contribuir com essa ação.

Vale salientar ainda, que o SEST SENAT buscou orientações com profissionais da área de saúde para que todo o trabalho de atenção seja desenvolvido com elevado grau de segurança. Estão sendo adotadas todas as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde para a abordagem que será realizada pelas equipes do SEST SENAT nas rodovias.

Veja os locais de realização da ação no Estado do Paraná.

  • Posto Juninho – Guarapuava/PR
  • Transportadora Transcocamar – PR 317, KM 2, S/N – Parque Industrial Bandeirantes, Maringá – PR, 87065-005 – Maringá/PR
  • Posto Torre Alta, BR 376, KM 504 – Ponta Grossa/PR
  • PRE (BR-153 km 034) – Santo Antônio da Platina/PR
  • Posto Sabiazão – BR-277, 583 – Presidente, Cascavel – PR, 85810-500 – Cascavel/PR
  • Posto Locatelli – Av. Rui Barbosa – Costeira, São José dos Pinhais – PR – Curitiba/PR
  • Porto Seco e Posto Gasparin – Foz do Iguaçu/PR
  • BRF do Município de Toledo – Toledo/PR
  • Posto Carretão (PR 323 – sentido Guaíra) – Umuarama/PR

Assessoria