Fechada, Ponte da Amizade completa 55 anos

Compartilhe:

Fechada, Ponte da Amizade completa 55 anos

Pela primeira vez desde de que foi inaugurada, em 27 de março de 1965, a Ponte Internacional da Amizade passa o aniversário com o trânsito de veículos e pedestres bloqueado. A interrupção total aconteceu no dia 18 de março, quando o governo paraguaio decidiu fechar a fronteira entre Foz do Iguaçu e Cidade do Leste, para evitar a circulação do novo coronavírus.

No dia 20 de março, o governo brasileiro também adotou a medida e fechou a fronteira com o Paraguai e mais sete países. Neste momento, estão autorizados a passar a ponte apenas caminhões com carga.

História

O tratado de construção da Ponte Internacional da Amizade foi assinado em 29 de maio de 1956 pelos presidentes Castelo Branco, do Brasil e Alfredo Stroessner, do Paraguai. Na época, a passagem ostentava o maior vão em ponte de concreto armado e arco engastado.

Com 552,4 metros de comprimento e 13,50 metros de largura, estima-se que diariamente passem pelo local, em dias normais, cerca de 100 mil pessoas, sendo a fronteira mais movimentada do Brasil.

Fonte: catve