Foz do Iguaçu reúne diretores da Itaipu do Brasil e Paraguai para debater gestão coordenada de fronteiras*

Compartilhe:
foto: Kiko Sierich/ACIFI/Arquivo

Enio Verri e Justo Zacarías Irún participam de workshop nesta segunda-feira, 28, na ACIFI, durante lançamento de feira binacional de negócios.

A Associação Comercial e Empresarial (ACIFI) e a Câmara de Comércio Paraguai Brasil (CCPB), de Assunção, apresentam o projeto Gestão Coordenada de Fronteiras, na segunda-feira, 28, às 8h30, em Foz do Iguaçu. O workshop integra o lançamento da 14.ª Expo Paraguai-Brasil 2023, um dos maiores eventos empresariais entre os dois países.

Participarão do encontro os diretores brasileiro e paraguaio da Itaipu Binacional, Enio Verri e Justo Zacarías Irún, que comporão painel sobre a importância do modelo de integração e cooperação regional com o presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo. O objetivo é avançar no debate para implementar projetos-pilotos desse sistema.

Auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) em Foz do Iguaçu, Marcelo Mossi abordará “Gestão Coordenada de Fronteiras e Operadores Econômicos Autorizados”. O presidente da CCPB, Antonio Carlos dos Santos, e o coordenador da Expo Paraguai-Brasil 2023, Junio Dantas, apresentarão oficialmente a feira, que será nos dias 21 e 22 de setembro, no país vizinho, prevendo movimentar US$ 180 milhões.

O evento gratuito é destinado a empresários, investidores, agentes públicos, entidades da sociedade civil e diretores de instituições vinculadas à temática, assim como a professores e estudantes universitários que atuem em projetos e pesquisas em fronteira. A inscrição deve ser feita no endereço https://bit.ly/gestao-fronteira.

“A gestão coordenada de fronteiras vem sendo discutida no Brasil, pela Receita Federal e outras instituições. Propomos três projetos-pilotos”, explica Danilo. “Acabamos de apresentar a ideia na Argentina e a entregamos ao novo presidente do Paraguai, que demonstrou total interesse e nos colocou em conversações com o seu ministério”, relata.

*Fronteiras fluídas*

As fronteiras devem ser ambientes fluidos para o trânsito de mercadorias entre os países, veículos e pessoas, garantindo toda a segurança necessária, contextualiza Danilo Vendruscolo. A gestão coordenada une os atores públicos e privados em torno de processos e procedimentos para dar agilidade e simplificação ao ir e vir transfronteiriço.

“O tempo de espera no transporte internacional de cargas, por exemplo, afeta a competitividade dos nossos países da América do Sul. É um custo que recai para a população, com preços mais altos nas prateleiras”, analisa. “Fronteiras efetivamente integradas e seguras é o que buscamos entre Argentina, Brasil e Paraguai”, completa Danilo Vendruscolo.

O projeto prevê a implementação do modelo de gestão coordenada de fronteiras como piloto nas cidades brasileiras e paraguaias de Foz do Iguaçu/Ciudad del Este, Guairá/Salto del Guairá e Santa Helena/Porto Índio. A proposta é ampliar esse sistema e institucionalizá-lo nas relações entre os países da região.

Workshop Gestão Coordenada de Fronteiras | Expo Paraguai-Brasil*
Data: 28 de agosto (segunda-feira), às 8h30
Local: ACIFI (Rua Padre Montoya, 490, centro – Foz do Iguaçu)
Inscrição: https://forms.gle/aRqMUVn7kYDxDgnh7
Vagas limitadas

 

 

Fonte: acifi

Foto: Kiko Sierich/ACIFI/Arquivo