Procon de Medianeira orienta sobre o Black Friday

Compartilhe:

No dia 23 de novembro acontece mais uma edição do Black Friday, a data é ansiosamente esperada por consumidores adeptos a ofertas, porém é necessário ter alguns cuidados, numa ação preventiva o Procon de Medianeira elaborou algumas orientações para garantir que os consumidores aproveitem com segurança as promoções.

Silvio José Lupschinski, coordenador do Procon Medianeira, pontua que os Órgãos de Defesa do Consumidor do Brasil vem monitorando os preços. “Este monitoramento é para evitar a maquiagem de preços, e para que os descontos sejam de fato efetivos, sem o aumento prévio do preço sobre o qual irá incidir o desconto anunciado, mas é importante o consumidor pesquisar antecipadamente o produto que deseja adquirir e acompanhar o preço, além de evitar compras por impulso, pois muitas vezes o produto adquirido nestas condições se torna obsoleto para o consumidor posteriormente”.

O Procon não recomenda comprar produtos lançados durante a Black Friday, pois o consumidor não tem meios de aferir se realmente algum desconto está sendo concedido e se ele vale a pena.

Outra orientação é comprar apenas o que precisa, de acordo com as condições financeiras. Evitar a contratação de crédito para realização de compras e nunca entrar no limite do cheque especial ou no crédito rotativo do cartão.

CUIDADO COM SITES DESCONHECIDOS

Muitas vezes um desconto ótimo em um site desconhecido pode ser uma armadilha. O consumidor deve analisar o histórico das empresas e saber se ela recebe muitas reclamações. É importante que o consumidor adquira seus produtos em lojas tradicionais, mas caso queira optar por um site que não seja muito conhecido, deve consultar a lista de sites a ser evitado, pois tiveram reclamações de consumidores registrada no Procon-SP, que foram notificados, não responderam ou não foram encontrados. (http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php)

As compras realizadas no período da Black Friday seguem as normas do Código de Defesa do Consumidor. Isso significa que todas as ofertas anunciadas por sites e lojas precisam ser rigorosamente cumpridas, concluí Silvio.

DESCONTOS

Um ponto a ser observado pelo consumidor é que, antes do natal, quando a demanda dos consumidores e a expectativa de vendas dos lojistas estão altas, a tendência não é a concessão de descontos muito expressivos e nem a liquidação de estoque, as mega liquidações ocorrem após o natal.

Fonte: Assessoria.