Surto de Leishmaniose atinge mais de quatro mil cachorros em Foz do Iguaçu

Compartilhe:
(Foto: Divulgação)

Quase cinco mil cães estão com Leishmaniose em Foz do Iguaçu. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (26), pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade e a tendência é que o número aumente ainda mais até o final do ano.

De acordo com o CCZ, falta comprometimento dos donos dos cães que apresentam algum sintoma da doença, já que agendam o horário de atendimento e não comparecem na hora marcada. Desde o início do ano, o CCZ já registrou mais de 500 desistências das consultas.

Na cidade, o agendamento é feito duas vezes por semana, gratuitamente. No laboratório, os agentes coletam o sangue do animal e fazer o teste rápido para confirmar ou descartar a contaminação.

A comissão de seguridade social e familiar do Senado Federal já aprovou a proposta que torna obrigatória a vacinação anual de animais contra a Leishmaniose em todo o país. A dose será gratuita e o governo promete ampliar as campanhas para divulgar a importância de tratar a doença.

A leishmaniose é uma doença causada por parasita que causa, entre os sinais mais comuns, perda de peso, pelagem opaca, falta de apetite, úlceras, anemia, apatia, inchaço nos gânglios, diarreias, vômitos e feridas. Se o seu animal apresentar algum desses sintomas, procure o Centro de Controle de Zoonoses na cidade.

Fonte: Massa News