Ações marcaram a semana em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Compartilhe:

A data 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Medianeira foi sancionada através de lei em 2015, tornando responsabilidade conjunta o planejamento e a execução de ações através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar e Delegacia da Polícia Civil, também foram firmadas parcerias com o Rotary Clube Medianeira Rio Alegria.

Nesse sentido, em alusão ao 18 de maio, durante todo o mês de maio, diversas escolas, entidades e empresas se uniram para realizar atividades com seus públicos para falar sobre o tema de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes. As escolas da rede municipal de ensino realizaram atividades como: pinturas, musicas, dialogo e historias com o intuito de ensinar as crianças de forma lúdica o que é o abuso sexual e o que fazer se algo acontecer. Também vale ressaltar que foram realizadas palestras e atividades na forma de conversa em algumas escolas estaduais, com o objetivo de alertar sobre esse assunto, mostrar como identificar o abuso e como denunciar.

No dia 15 de maio a psicóloga da SMED Dayana Bombassaro e o Assistente Social Aparecido Pereira de Assis, realizaram uma palestra com os alunos do EJA, contemplando conhecimentos sobre abuso e a exploração sexual, orientando sobre como perceber indicativos comportamentais nas crianças e adolescentes.

A Secretaria de Saúde distribuiu panfletos da campanha, através das Agentes Comunitárias de Saúde, a médica da UBS Belo Horizonte, Dra. Elda Menezes realizou palestra no Colégio Belo Horizonte abordando sobre o tema, os cuidados e a prevenção ao abuso sexual.

As ações realizadas pelo Centro de Referencia de Assistência Social – CREAS se deu sob duas perspectivas, a primeira alertando sobre a identificação do abuso por meio de palestra com os colaboradores da empresa SWA e com a convocação de pais e responsáveis para teatro realizado no dia 10 de maio. A segunda seria a de prevenção do abuso com crianças e adolescentes, sendo feito uma palestra com o Clube de Futebol do Atlético e feito atividades com as crianças atendidas pelo CREAS, os quais objetivos são de repassar as informações necessárias para as crianças de forma recreativa.

O Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS realizou com o grupo do Programa Família Paranaense uma palestra sobre o abuso e exploração sexual, após a atividade foram ao CPC assistir o teatro “A Corajosa Chapeuzinho”, reforçando o tema previamente trabalhado.

A Associação de Pais e Amigos de Excepcionais – APAE trabalhou com os alunos do ensino fundamental através da cartilha e vídeos da história “KIKO e a MÃO” que utiliza como base a Regra “Aqui ninguém toca”, onde ensina as crianças que as partes cobertas com a roupa não devem ser tocadas, também auxilia a explicar que existem segredos bons e maus, como contatos físicos bons e maus, para melhor entendimento foi realizado matérial impresso, figuras confeccionadas em E.V.A, vídeos disponíveis da História e conversa cuidados e clara sobre o assunto.

Com os alunos do EJA da APAE foi trabalhada a cartilha “Violência Sexual contra crianças e adolescentes… Juntos mudaremos esta historia”, que conta de forma ilustrativa as formas de abuso sexual e de que forma evitar ou denunciar.

A AMEDEF realizou no dia 24 de maio uma fala com os alunos do Colégio Mondrone, no período da noite, com um bate papo sobre o assunto, onde todos puderam contribuir, dando sua opinião, e fazendo principalmente lembrar que este problema que está presente em toda sociedade, e eles, como futuros profissionais e pais, precisam estar atentos.

A AMOA realizou no dia 22 de maio uma conversa com o Tema “Abuso e exploração sexual infantil”, com a Psicóloga Daiana Plauth Lange, com os adolescentes e jovens da turma do EJA, da Escola Vereador José Anísio Grassi. Em um primeiro momento realizou-se uma dinâmica com vídeos e exemplos sobre como reconhecer o próprio corpo (partes íntimas). No segundo momento realizou-se uma conversa sobre os “TOQUES”, aqueles que são permitidos, que nos deixam felizes e aqueles “TOQUES” não permitidos, que nos deixam com medo e tristes, com exemplos de vivencias familiares e da sociedade.

O Semear, através de sua psicóloga, realizou, com todas as turmas, uma fala sobre o abuso sexual e foi realizados pinturas e recortes em cartolina para fixação das informações trabalhadas.

A empresa Frimesa, apoiou a causa e fez uma palestra com a Assistente Social, Marilu Catusso, para encarregados e supervisores de setores, além dos diretores abordando sobre o tema que serão multiplicadores entre os demais funcionários alertando sobre a prevenção e os cuidados que precisa ter para a proteção das crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual.

Assessoria de Comunicação