Alta Ocupação de Leitos de UTI na região Oeste preocupa autoridades

Compartilhe:

O Boletim Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) desta quarta-feira, 17 de junho, aponta uma situação ainda mais crítica para a macro região Oeste quanto a ocupação dos leitos de UTI. No domingo (14) a taxa de ocupação era de 66%, na segunda-feira (15) foi de 71%, na terça-feira (16) de 72% e nesta quarta-feira (17) passando a 73%. São 85 leitos disponíveis e 62 ocupados, segundo o referido boletim.

Quanto ao setor de enfermaria, a taxa de ocupação diminuiu. Era de 42%, passando a 35%. São 127 leitos de enfermaria e 45 estão ocupadas. Os 08 leitos pediátricos estão livres, sendo 02 de UTI e 06 de enfermaria. Os prefeitos da região, integrantes da Amop, estiveram reunidos por videoconferência, discutindo justamente essa preocupação. Nos próximos dias podemos ter novidades quanto ao aumento de leitos, para tranquilizar um pouco o Sistema de Saúde na região.

Missal

Até o momento o município de Missal registrou apenas um caso de internamento, que permaneceu por cerca de 24h, pois apresentou sintomas como falta de ar, mas com um quadro estável, segundo informou a secretaria de Saúde. O teste rápido do paciente deu positivo para Covid-19. Mas ainda ontem, recebeu alta hospitalar, mas deve permanecer em isolamento domiciliar nos próximos dias. Nenhum paciente de Missal, até o momento, necessitou de leitos de UTI.

Panorama da região

A população atendida pela 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, a qual pertence Missal, é de 403.559 habitantes. São 09 municípios pertencentes a regional, sendo que em todos há casos confirmados, mas somente Foz do Iguaçu registrou óbitos até o momento.

Já a população da macro região, é de 1.967.960 habitantes, sendo que envolvem a 7ª regional de Pato Branco, 8ª regional de Francisco Beltrão, 9ª regional de Foz do Iguaçu, 10ª Regional de Cascavel e 20ª Regional de Toledo. Tendo em vista essa grande população e o aumento considerável dos casos, o sistema de saúde pode entrar em colapso em breve, por isso a importância das medidas preventivas.

Assessoria