Formação continuada trabalha Educação Ambiental com professores de Ciências

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Educação em pareceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná proporcionou aos professores de Ciências da rede municipal de ensino uma formação continuada por meio do Projeto de Extensão “Experiências em Educação Ambiental” desenvolvido pelas docentes da UTFPR Marcia Antonia Bartolomeu Agustini e Cristhiane Rohde, em colaboração com a professora Renata Jeske coordenadora pedagógica da SMEC.
Foram três encontros neste semestre com os temas: Fundamentos sobre o funcionamento de ecossistemas, Serviços ecossistêmicos, Solo e Resíduos Sólidos. As aulas aconteceram na Universidade, envolvendo fundamentação teórica de cada conteúdo e atividades práticas a serem desenvolvidas com os alunos nas escolas municipais, com o objetivo de perceberem e compreenderem as degradações sofridas na natureza permitindo uma formação consciente e crítica diante de tantas alterações no meio.

No último encontro do curso, 17 de outubro, os professores realizaram também a visita técnica ao Aterro Sanitário e ASSAMA – Associação dos Agentes do Meio Ambiente de Medianeira, com intuito de conhecer estes espaços e acompanhar o processo de destinação e disposição final dos resíduos sólidos gerados pelos moradores do nosso município.
Para acompanhar esta atividade o chefe do departamento de Meio Ambiente de Medianeira, Eduardo Ziglioli, e a técnica de Unidade de Valorização de Reciclável – UVR, Jessica Magalhães Cruzeiro, coordenaram as visitas mostrando todo o processo de destinação dos resíduos sólidos recicláveis que chegam na ASSAMA, destacaram dificuldades e desafios enfrentados pelos agentes e a importância de um trabalho colaborativo com a Educação por meio das escolas. Eduardo apresentou dados importantes sobre a estrutura, funcionamento e o grande problema da destinação incorreta de alguns resíduos no Aterro Sanitário.

Os professores ficaram impressionados com as visitas. Segundo a professora Fernanda Rafaela Hass “A visitação permitiu que muitas reflexões viessem à tona. Conhecer o processo pelo qual o nosso lixo passa até a sua destinação final permite que, em atitudes simples do nosso dia a dia, possamos pensar como muitas vezes nosso consumo excessivo e em como o descarte incorreto do nosso lixo traz prejuízos constantes para o nosso meio ambiente. Acredito que esta experiência contribuirá para a formação de nossos alunos.”

A coordenadora pedagógica, Renata Jeske, destaca a importância destas formações “Acreditamos que a formação contínua é essencial para a prática docente. Este trabalho tem contribuído muito para a formação de nossos professores e consequentemente para um ensino científico de qualidade.”

O Projeto de Extensão “Experiências em Educação Ambiental” terá continuidade no próximo ano onde serão abordados outros conteúdos desta temática, como: consumo, consumismo, biodiversidade, água, atmosfera e energia.

 

Fonte/imagens: Assessoria.