Foz: Canoa afunda no Rio Paraná e ao menos 4 pessoas estão desaparecidas

Compartilhe:

Na noite desta segunda-feira (04), a Comisaria paraguaia atendeu um pedido de socorro vindo do Rio Paraná. No local, foi localizado um adolescente de 16 anos que pedia ajuda. O jovem foi resgatado próximo a um porto que fica em Presidente Franco. Segundo informou o adolescente, ele estava em um barco improvisado que afundou no Rio Paraná. Ainda de acordo com o rapaz, pelo menos 12 pessoas estavam com ele.

Segundo o relato do menor, ele e os demais estavam atravessando o Rio Paraná em uma canoa pequena. Todos são homens paraguaios que trabalham como estivadores no Brasil. Devido a restrição para entrada de estrangeiros, o grupo vem para o lado brasileiro de forma ilegal. Porém, o adolescente relatou que o barco onde eles estavam teria sido atropelado por uma embarcação maior, no momento que regressavam ao Brasil. Todos caíram na água e até o momento só ele conseguiu chegar na margem do Rio. Os demais estão desaparecidos.

O adolescente disse que o barco que causou o acidente era parecido com o que é utilizado pela Polícia Federal. No entanto, a Rádio Cultura entrou em contato com o Núcleo de Polícia Marítima da Polícia Federal (Nepom) que negou a informação. De acordo com o Chefe do Nepom, Augusto Rodrigues, na noite desta segunda-feira, 04, não havia nenhuma embarcação da Polícia Federal no Rio Paraná.

Segundo o Jornal ABC Color, quatro permanecem desaparecidos, outros quatro foram resgatados com vida. As primeiras informações registravam 12 pessoas. Porém, esse número foi atualizado para oito pessoas no barco. Portanto, metade do grupo foi resgatado com vida.

Polícia Federal emite nota negando envolvimento em acidente com paraguaios

A Polícia Federal negou envolvimento no acidente que deixou ao menos 4 paraguaios desaparecidos no Rio Paraná na noite desta segunda-feira, 04. De acordo com a nota, não havia barco da PF no Rio no momento do acidente.

Veja a nota:

NAUFRÁGIO DE EMBARCAÇÃO NO RIO PARANÁ

Foz do Iguaçu/PR – A Polícia Federal informa que, nesta noite, está circulando nos meios de comunicação a informação do naufrágio de uma embarcação paraguaia que estaria transportando clandestinamente diversas pessoas do Paraguai para o Brasil pelo rio Paraná. A embarcação teria saído do bairro Remansito, em Ciudad del Este, aproximadamente às 19h30min e se chocado contra outra durante a travessia do rio. Especula-se que essa outra embarcação que teria provocado o acidente pertenceria à Polícia Federal. Todavia, a Polícia Federal esclarece que todas as suas embarcações estavam atracadas na base no horário do acidente; logo, tal afirmação é falsa.
A Polícia Federal colocou-se à disposição da Marinha do Brasil e da Armada do Paraguai para auxiliar no resgate das pessoas.

CS/DPF/Foz do Iguaçu

Rádio Cultura Foz/ABC Color